1 – Introdução ao HTML 5 – Estrutura básica

Já escrevi no blog sobre o HTML, a linguagem de marcação importante para o desenvolvimento web. Em continuidade a este assunto, vou iniciar um curso de HTML para que você possa aprender e usufruir dos recursos da linguagem.

Quando navegamos na internet, passamos por diversos páginas web, com estilos e assuntos variados, no entanto todas essas páginas possuem algo comum entre elas. Esse algo é o HTML.

O HTML é não é considerado um linguagem de programação mas sim uma linguagem de marcação como seu próprio nome nos mostram Hyper Text Markup Language – Linguagem de marcação de hipertextos, o que é possibilita a marcação dos textos que são exibidos nos navegadores de internet como o Chrome da Google.

É a uma linguagem de utilização facil e assim como aprende-la. Um dos pontos mais magnificos do HTML é apesar de possuir diversas tags (comandos HTML) , sua estrutura básica continua incrivelmente simples.

Conforme o estágios da web o HTML, onde no inicio as paginas eram constituídas apenas de textos, posteriormente, imagens, vídeos e tudo aquilo que podemos observar na web de hoje, para que as páginas suporte esses recursos seguindo sua evolução o HTML é classificado por versões, sendo que sua versão atual é conhecida como HTML5, nome da linguagem e o numero 5 indicara qual é versão do HTML.

Apresentarei logo abaixo as principais tags do HTML em sua versão 5.

As tags são representadas por sinais de < (menor) e > (Maior) ao meio é colocado o comando semântico do HTML

<!doctype html> Essa tag representa a versão do HTML utilizada no documento, na versão 5 sua sintaxe é curta e facil memorização. Consulte como a eram as tags DOCTYPE das versões anteriores.

<html lang=”ptbr_br”> </html> Através desta tag é indicado o inicio de documento HTML, no exemplo aqui possui um atributo que nos dirá que o conteúdo do arquivo HTML estará em português do Brasil.

<head></head> A tag de cabeçalho é indicará informações que não são visíveis para o usuário / internauta, excesso da tag <title>

<title></title> A tag <title> é usada para criar o título da página, que será exibido na barra de t´titulo do navegador.

<meta charset=”UTF-8″/> Esta tag, no indica que a codificação de caracteres da página seguira o padrão UTF-8 conforme tabela ascII.

<body></body> Para criar um corpo para sua página, é necessário indicar para o HTML pela tag <Body>, outras tags serão inseridas após ela de acordo com a semântica do seu significado.

Observe que as tags apresentadas aqui foram escritas duas vezes cada um com a diferença que a ultima escrita possui uma barra invertida antes do comando. Estas tags que possuem a barra, representa uma tag de fim, ou seja se foi iniciado o documento HTML com a tag <HTML> ao fim do documento será terminado com a tag </HTML>. No entanto nem todas tags terão uma tag de fim como a <br> para quebra de linha.

Na versão 5 do HTML, novas tags foram criadas para que só possa aumentar a semântica do conteúdo HTML

<header></header><footer></footer><article></article><nav></nav><aside></aside>

Estas são algumas das novas tags, quando se comparado com versões anteriores.

Vamos criar uma pagina simples em HTML, para isso precisaremos apenas de um editor básico de textos, pode ser até o bloco de notas, mas usarei um notepad++, você poderá baixa-lo gratuitamente na internet.

Após a digitação, poderá salvar por exemplo em sua área de trabalho com o nome de sua escolha.htm ou .html

Os nomes da página devem ser em minúsculos, sem espaços e acentos. Não esqueça da extensão .html, senão não conseguira visualizar no Chrome

Chegamos ao fim deste texto, se gosta de conteúdos como esse nos deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos que também queiram aprender HTML

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.